quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bem-vindos!

Este blog é destinado aos alunos e interessados na disciplina Natureza, Sociedade e Educação Ambiental, ministrada pelo professor Dr. Gilberto Gonçalves Rodrigues da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esta disciplina é oferecida, principalmente, para os cursos de Ciências Biológicas (bacharelado, licenciatura e ciências ambientais), às quartas-feiras, das 18 às 20:30h.
O blog tem como objetivo ser um ferramenta para informação em rede sobre o conteúdo ministrado em sala de aula e as experiências das atividades em campo.
Futuros temas podem e devem ser sugeridos, sendo importante a participação de todos.

4 comentários:

  1. wuuhuuu!!
    Tá feito!!
    \o/

    Marianna M. Veras

    ResponderExcluir
  2. ta ficando bom !!!!
    boa iniciativa de vcs
    parabéns...

    Augusto Nigro

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, para quem tava querendo saber o porquê do nome ÁGUAS BELAS aí vai um pouco do histórico da cidade:

    A cidade er originalmente habitada por índios tupiniquins, que teve sua tribo unificada com as do Carnijós, que vivia nas imediações da Serra dos cavalos. A cidade era conhecida como Lagoa devido a uma lagoa existente no local, onde hoje se encontra a matriz de Nossa Senhora da Conceição, depois a povoação passou a se chamar Ipanema. Durante uma viagem do ouvidor Jacobina, este encontrou água de excelente qualidade e disse que a cidade deveria se chamar Águas Belas, foi desmembrada do município de Buíque, em 13 de Junho de 1871, onde se tornou emancipada politicamente. A cidade se encontra dentro de uma reserva indígena, onde há cerca de 5000 índios Funi-ôs que vivem do artesanato e da agricultura de subsistência, e são os únicos índios da região nordeste com o idioma próprio, o YATHE e alguns rituais como o: toré, ouricuri e cafurna.

    Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guas_Belas_(Pernambuco)

    http://citybrazil.uol.com.br/pe/aguasbelas/historia-da-cidade

    ResponderExcluir